Tratamentos para cistos na mão e punho em São Paulo
Cistos na mão e no punho
Introdução
Os cistos na mão e no punho são pequenos nódulos ou inchaços anormais que aparecem na pele, articulações, tendões, nervos e ossos da região. Apesar do termo, não se trata necessariamente de um câncer, sendo a maior parte desses tumores, de natureza benigna.
O que é?
Entre os nódulos mais comuns que podem surgir nas mãos e sobretudo na região do punho está o cisto sinovial, um tumor benigno preenchido com um líquido de aspecto mucoso.
A membrana sinovial é um tecido que recobre a parte interna da cápsula articular, sendo responsável por produzir o líquido sinovial. Esse líquido possui duas funções principais: nutrir a cartilagem articular e lubrificar as articulações, facilitando a movimentação do punho e da mão.
No entanto, quando há alguma falha na cápsula articular, pode haver a formação de uma tumoração cujo conteúdo é composto por um líquido viscoso e transparente, com altas concentrações de ácido hialurônico, além de glucosaminas, albumina e globulinas.
Há também outros tipos de nódulos menos comuns, mas que também podem aparecer nos punhos e mãos:
- Tumor de células gigantes da bainha tendinosa: geralmente são tumores firmes, nodulares e não dolorosos. Na maior parte das vezes, apresentam crescimento lento e são de natureza benigna, apesar de também existirem formas malignas descritas.
- Cisto de Inclusão epidérmica: também benigno, esse tipo de nódulo se forma sob a derme e é preenchido de queratina, substância de aspecto ceroso.
- Lipomas: tumores gordurosos benignos, podem crescer adjacentes às bainhas tendíneas, no túnel do carpo e no canal de Guyon. Geralmente são massas não dolorosas, não transparentes.
Saiba mais
Sinais e Sintomas
O principal sinal é o surgimento de uma tumoração na região próxima às articulações e tendões das mãos ou dos punhos. O tamanho pode variar e o nódulo tende a ficar maior e mais perceptível quando o indivíduo movimenta a articulação.
Os pacientes geralmente procuram atendimento médico devido à preocupação sobre os diagnósticos diferenciais, questões estéticas, sensação de fraqueza ou dor. Dependendo do tamanho e da topografia do cisto, pode causar compressão de feixes nervosos, como o nervo mediano ou ulnar.
Tratamentos
Opções de Tratamentos
O tratamento é único para cada caso e depende do diagnóstico clínico. O médico realiza a consulta, a partir da análise do histórico de saúde e de um exame físico completo do paciente. Os procedimentos complementares podem incluir: radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.
Após o diagnóstico, o médico indicará a melhor forma de tratamento para cada caso. A intervenção cirúrgica para a remoção completa do cisto é o método mais recomendado, apesar de casos específicos aceitarem a observação clínica.
Representação esquemática de possíveis localizações dos cistos sinoviais dorsais no punho e mão.
Referência bibliográfica: Wolfe SW, Hotchkiss RN, Pederson WC, Kozin SH, Cohen MS. Green´s Operative Hand Surgery, 7th ed. Elsevier, 2017.
Perguntas Frequentes
Ficou com alguma dúvida?
Conheça o Profissional
Dr. Leonardo Kurebayashi
Ortopedia e Traumatologia | CRM-SP: 175268 | RQE: 80450
O Dr. Leonardo iniciou seu contato com a área da saúde bem cedo, inspirado pela família que trabalhava com o cuidado às pessoas. Após concluir sua primeira graduação em Fisioterapia e trabalhar por quatro anos com reabilitação dos pacientes, iniciou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em 2010.
Em 2015, continuou seu processo de formação no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HC FMUSP), formando-se cirurgião ortopedista e, posteriormente, subespecialista de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.
Saiba mais sobre a sua saúde
Principais conteúdos informativos
