São nódulos ou inchaços anormais que aparecem próximos às articulações. Também podem ser chamados de cistos artrossinoviais ou gânglios císticos. São os tumores de partes moles mais comuns da mão mas, apesar do termo "tumor", não se trata necessariamente de um câncer, sendo a maior parte dessas lesões, de natureza benigna.
A prevalência dos cistos sinoviais é maior nas mulheres e geralmente ocorre entre a segunda e quarta décadas de vida (70%). Apresenta-se clinicamente como um aumento de volume superficial localizado, em sua maioria, na região dorsal do punho (60-70% de todos os cistos da mão e punho), geralmente localizado sobre o ligamento escafossemilunar.
Tipicamente, o cisto dorsal encontra-se entre os tendões do músculo extensor longo do polegar (3.º compartimento extensor) e extensor comum dos dedos (4.º compartimento extensor).
O segundo tipo mais comum de cisto da mão e punho é o localizado na região volar do punho (18 a 20%). Geralmente se forma a partir da região capsular da articulação radiocarpal, passando entre o tendão do flexor radial do carpo e o tendão do abdutor longo do polegar.
Tais cistos costumam possuir contato com a artéria radial, sendo crucial o conhecimento da anatomia local para preservação dessa estrutura nobre.
Há outros tipos de nódulos menos comuns que podem mimetizar cistos sinoviais:
O paciente geralmente se preocupa com os diagnósticos diferenciais. Mas muitos também reclamam do aspecto estético da tumoração, dor para prática de atividades esportivas, dor durante o simples ato de apoiar a mão para se levantar, dor irradiada para a mão / antebraço ou sensação de fraqueza.
Uma história de evento traumático específico é descrito em até 10% dos pacientes.
Os cistos podem crescer rapidamente ou se desenvolver ao longo de meses. Podem reduzir de tamanho com o repouso e aumentar com atividades. Alguns pacientes podem apresentar ruptura do mesmo ou o mesmo desaparecer espontaneamente, mas as
taxas de recorrências podem chegar a mais de 50% quando o mesmo não é adequadamente ressecado.
Caso de recidiva do cisto sinovial, operado fora do Estado de SP, procurou atendimento para reavaliação. É possível observar a cicatriz transversa e a tumoração distal à mesma.
Os exames que trazem informações relevantes para os casos de cistos sinoviais são a ultrassonografia e ressonância magnética.
Em alguns casos, a radiografia pode trazer informações adicionais, como em casos de alterações degenerativas articulares próximas das lesões tumorais.
A descrição microscópica dos cistos é bem conhecida. Os mesmos podem ser simples ou multilobulados. Geralmente, são amolecidos / macios, apresentam aspecto esbranquiçado e são translúcidos.
A parede dos mesmos são compostas de fibras compactadas de colágeno e esparsamente revestidas com células achatadas sem evidências de revestimento epitelial ou sinovial.
O conteúdo do cisto é um
líquido viscoso, claro, gelatinoso composto por glucosamina, albumina, globulina e altas concentrações de ácido hialurônico. Em alguns casos, esse conteúdo pode estar corado com
aspecto sanguinolento, geralmente quando houve algum episódio de trauma próximo à data da ressecção cirúrgica.
Aspecto do conteúdo do cisto geralmente gelatinoso
O princípio do tratamento cirúrgico consiste na descompressão e drenagem, com ressecção de uma porção da cápsula articular e da parede do cisto. Na literatura, a
taxa de recidiva dos cistos tem um valor médio de 15%
(Grégoire
et al, 2022).
Os resultados publicados mostram taxas de recidivas similares em ambas as técnicas (artroscópico e ressecção aberta). Em estudos comparativos avaliando riscos e benefícios da técnica artroscópica versus aberta, os resultados se mostraram similares (Edwards
et al, 2009; Kang
et al, 2008).
Todo paciente deve ser avaliado individualmente e a forma de tratamento será ajustada de forma personalizada. Consulte seu especialista de cirurgia de mão.
“Não é exagero dizer que o Doutor Leonardo me salvou.
Sou músico, trabalho em estúdio, e coordenação motora fina é o que uso em quase todo meu trabalho.
Um motorista bêbado me atropelou e eu quebrei um dedo de forma que, se continuasse da maneira que estava, eu não poderia mais tocar meus instrumentos.
O Doutor me atendeu muito bem. Foi extremamente simpático, me explicou tudo com calma, tirando dúvidas e me tranquilizando. Eu estava morrendo de medo de operar, mas ele fez o procedimento (que precisou acontecer de um dia para o outro) ser o mais bacana possível.
Minha recuperação acabou sendo ótima, sempre com um acompanhamento muito atencioso, e hoje estou de volta no estúdio 100% .
Nunca vou esquecer o cuidado, profissionalismo e simpatia do Doutor Leonardo.”
P. R. via Google
"Já passei com vários médicos na minha vida e o dr. Leonardo é um ser único. Ele cuidou com muito carinho, atenção e profissionalismo do meu filho, que precisou de uma cirurgia no dedinho da mão direita.
Excelente profissional, super atencioso e simpático. Sabe conversar de maneira séria, descontraída e com clareza sobre os procedimentos a serem tomados, passando muita segurança”
J.F via Google
“Com certeza um dos médicos mais atenciosos que já conheci.
Além de ser extremamente técnico, consegue explicar a questão com propriedade que facilita o entendimento e transmite muita segurança.
Recomendo!”
R.S via Google
"Impossível ser melhor atendido!
Desde a primeira consulta até o final do tratamento, tive o melhor e mais humano atendimento dado por um médico que passei nos últimos anos.
O Dr. Leonardo me passou uma confiança imensa desde que anunciou que precisaria passar por cirurgia para ter uma recuperação correta da minha lesão.
Só tenho a agradecer ao Dr. e a sua equipe.
Hoje, graças a Deus, e ao Dr. Leonardo estou 100% recuperado, treinando jiu-jitsu novamente e com todo o movimento que eu tinha no dedo o qual lesionei.
Excelente profissional e pessoa."
A.A via Google
“É incalculável o profissionalismo e a dedicação do Dr. Leonardo com seus pacientes. Além de toda atenção e carinho no atendimento, aliviando um momento de dor, e, em caso de cirurgia (como foi o caso do meu filho), diminuindo o medo. Todos os procedimentos foram perfeitamente realizados, e o resultado final foi incrível e sem sequelas. Já conheci diversos médicos. Uns bons, outros nem tanto. Mas o Dr. Leonardo com certeza está no topo da minha lista, e dizer que ele é ótimo ainda é pouco para a sorte e gratidão que tenho por meu filho ter sido atendido por ele. Muito obrigada!”
D.P via Google
Total ou parcial, mediante análise do seu convênio ou plano de saúde
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Dona Adma Jafet, 74 - Conjunto 41.
Bela Vista, São Paulo / SP
Telefone: (11) 91223.3556
WhatsApp (11) 91223-3556
2022 © Todos os direitos reservados
Responsável Técnico: Dr Leonardo Kurebayashi (CRM 175268 / SP)
Desenvolvido por Future Marketing