Um gamer profissional realiza em torno de dez movimentos por segundo! O que totaliza algo em torno de 500 a 600 movimentos por minuto (incluindo cliques no mouse e apertos nos teclados). Será que isso pode acarretar algum problema?
Este tipo de questionamento costuma ser frequente, tanto de pais preocupados com os filhos que não largam o celular ou não descolam os olhos da tela do computador, ou videogame, assim como de pessoas que trabalham no escritório e utilizam instrumentos como computador, mouse e celular para ganhar a vida.
E a resposta para essa discussão pode te surpreender.
Abordaremos aqui as principais queixas ortopédicas que costumam ser recorrentes nos pacientes e deixarei aos cuidados dos oftalmologistas a abordagem sobre os efeitos nos olhos e visão daqueles que fazem uso prolongado das telas.
Alguns artigos já mostram que a queixa de dor toracolombar
(que atinge a região entre a coluna torácica e a lombar)
e nos membros superiores costumam ser as queixas mais comuns nos consultórios.
No Brasil, a idade média dos pacientes com queixas musculoesqueléticas foi de 15 anos, sendo o uso de dois ou mais aparelhos eletrônicos um fator de risco importante, segundo um estudo realizado em 2018.
Observando outro estudo, desta vez americano, envolvendo atletas de
e-Sport de 9 universidades nos Estados Unidos e Canadá, as queixas mais prevalentes foram:
A maioria dos profissionais de e-Sport realiza uma média de 10 movimentos por segundo, chegando de 500 a 600 movimentos por minuto!
Focando nos problemas relacionados às regiões das mãos e punhos é de se esperar que, ao longo do tempo, haja alguma queixa de dor nestas regiões, principalmente, se não houver um preparo para tal prática. As doenças que o cirurgião de mão pode diagnosticar incluem:
Em 2020, foi publicado um guia de saúde do
gamer (Gamer's Health Guide) mostrando a importância da equipe multidisciplinar centrada no atleta. A equipe poderia incluir um médico do esporte, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, oftalmologistas, treinadores especializados em
e-Sports, psiquiatras e outros especialistas, como médicos ortopedistas e cirurgiões de mão.
Por isso, é importante ter em mente que uma equipe especializada pode ser a chave para prevenir possíveis problemas mais graves no futuro. Porém, este cenário não faz parte da realidade de grande parte das pessoas, por isso vamos focar em dicas úteis que podem ajudar na sua rotina.
Algumas recomendações ortopédicas para os amantes e praticantes ativos dos jogos online, são:
Você pode estar se perguntando o porquê de um cirurgião de mão estar falando sobre videogames.
A resposta é simples. Tenho recebido inúmeros pacientes, no consultório, com queixas envolvendo a mão, o punho ou cotovelos, após uso prolongado dos dispositivos eletrônicos.
A famigerada tendinite que assola aqueles que utilizam o computador o dia todo, seja no escritório, seja no momento de lazer, pode acabar com a qualidade de vida do paciente, assim como uma queixa de formigamento nas mãos ou antebraço.
Também fui
gamer no passado e até hoje mantenho minha paixão pelos jogos eletrônicos. Então, consigo compreender quando um paciente jovem se senta na minha frente, no consultório, olhando fixamente para o celular enquanto finaliza uma partida de
Clash Royale, Brawlers
ou Free fire.
Apesar da reprovação de muitos dos mais velhos, o jogo pode sim trazer benefícios na construção da sua identidade, atuando na construção de um controle emocional após uma derrota no jogo, por exemplo. Além disso, desenvolver habilidades no jogo podem acrescentar em um aumento da habilidade visuo-espacial e coordenação motora fina que poderá fazer a diferença na vida profissional, caso ele venha a se tornar um cirurgião por exemplo, tendo maior habilidade para laparoscopia e cirurgia robótica.
Diante deste cenário, sabemos que o
e-Sport veio para ficar e não para de crescer. Há quase uma década, em 2014, entre patrocínios e premiações de competições, o
e-Sport movimentou mais de 1,5 bilhão de dólares.
Por isso, cabe àqueles que usam as mãos como instrumento de trabalho compreender a importância de utilizarem algumas dicas no seu dia a dia para evitarem grandes danos à essas regiões
Devemos encontrar formas de nos adaptar e encontrar um equilíbrio nas práticas diárias, afinal, como diria um antigo provérbio chinês:
"A água faz o barco flutuar, mas também pode afundá-lo".
Nada é intrinsecamente bom ou ruim, depende de como e do quanto o utilizamos. Meu último conselho: se precisar, procure seu médico especialista!
GG team! E não dê uma de
camper!
Dr Leonardo Kurebayashi
CRM 175268/SP
“Não é exagero dizer que o Doutor Leonardo me salvou.
Sou músico, trabalho em estúdio, e coordenação motora fina é o que uso em quase todo meu trabalho.
Um motorista bêbado me atropelou e eu quebrei um dedo de forma que, se continuasse da maneira que estava, eu não poderia mais tocar meus instrumentos.
O Doutor me atendeu muito bem. Foi extremamente simpático, me explicou tudo com calma, tirando dúvidas e me tranquilizando. Eu estava morrendo de medo de operar, mas ele fez o procedimento (que precisou acontecer de um dia para o outro) ser o mais bacana possível.
Minha recuperação acabou sendo ótima, sempre com um acompanhamento muito atencioso, e hoje estou de volta no estúdio 100% .
Nunca vou esquecer o cuidado, profissionalismo e simpatia do Doutor Leonardo.”
P. R. via Google
"Já passei com vários médicos na minha vida e o dr. Leonardo é um ser único. Ele cuidou com muito carinho, atenção e profissionalismo do meu filho, que precisou de uma cirurgia no dedinho da mão direita.
Excelente profissional, super atencioso e simpático. Sabe conversar de maneira séria, descontraída e com clareza sobre os procedimentos a serem tomados, passando muita segurança”
J.F via Google
“Com certeza um dos médicos mais atenciosos que já conheci.
Além de ser extremamente técnico, consegue explicar a questão com propriedade que facilita o entendimento e transmite muita segurança.
Recomendo!”
R.S via Google
"Impossível ser melhor atendido!
Desde a primeira consulta até o final do tratamento, tive o melhor e mais humano atendimento dado por um médico que passei nos últimos anos.
O Dr. Leonardo me passou uma confiança imensa desde que anunciou que precisaria passar por cirurgia para ter uma recuperação correta da minha lesão.
Só tenho a agradecer ao Dr. e a sua equipe.
Hoje, graças a Deus, e ao Dr. Leonardo estou 100% recuperado, treinando jiu-jitsu novamente e com todo o movimento que eu tinha no dedo o qual lesionei.
Excelente profissional e pessoa."
A.A via Google
“É incalculável o profissionalismo e a dedicação do Dr. Leonardo com seus pacientes. Além de toda atenção e carinho no atendimento, aliviando um momento de dor, e, em caso de cirurgia (como foi o caso do meu filho), diminuindo o medo. Todos os procedimentos foram perfeitamente realizados, e o resultado final foi incrível e sem sequelas. Já conheci diversos médicos. Uns bons, outros nem tanto. Mas o Dr. Leonardo com certeza está no topo da minha lista, e dizer que ele é ótimo ainda é pouco para a sorte e gratidão que tenho por meu filho ter sido atendido por ele. Muito obrigada!”
D.P via Google
Total ou parcial, mediante análise do seu convênio ou plano de saúde
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Dona Adma Jafet, 74 - Conjunto 41.
Bela Vista, São Paulo / SP
Telefone: (11) 91223.3556
WhatsApp (11) 91223-3556
2022 © Todos os direitos reservados
Responsável Técnico: Dr Leonardo Kurebayashi (CRM 175268 / SP)
Desenvolvido por Future Marketing