São lesões tumorais benignas que envolvem células que controlam a termorregulação e fluxo sanguíneo microvascular local. Os tumores glômicos chegam a representar 5% de todos os tumores na mão. Podem estar localizados em qualquer lugar do corpo mas, nas mãos, costumam se apresentar na região subungueal. Essa apresentação abaixo da unha é a mais prevalente, totalizando 50% dos casos de tumores glômicos nas mãos (Green's 8th ed). Em 1972, Carroll et al. descreveram que, devido à alta concentração de corpos glômicos na região subungueal, 75 a 90% dos tumores glômicos surgiram nessa localização.
A primeira descrição dessa lesão foi feita em 1812 por William Wood, descrevendo-a como um tubérculo subcutâneo doloroso.
Em 1996, VanGeertruyden
et al. publicaram um trabalho envolvendo 51 pacientes e as estatísticas quanto aos sinais e sintomas foram as seguintes:
Tumor glômico na topografia identificada pela seta preta evidenciando descoloração azulada abaixo da unha.
O tumor glômico pode ser terrivelmente doloroso, principalmente se realizada pressão sobre o local do tumor. Também podem apresentar uma sensibilidade extrema ao frio.
Muitos dos pacientes se queixam de dor ao lavar as mãos em água gelada, manipular alimentos congelados ou retirar os mesmos do freezer.
Netscher
et al. (2012) descreveram 4 testes a serem realizados durante o exame físico:
O principal exame de imagem solicitado pelo cirurgião de mão é a
Ressonância Magnética com contraste, apesar de que, dependendo do tamanho da lesão e o tipo de equipamento utilizado, o exame pode se mostrar negativo. Em um estudo publicado em 2005 (Al-Qattan
et al.) envolvendo 42 pacientes, a sensibilidade da ressonância magnética se mostrou de 90%, com valor preditivo positivo de 97%. Entretanto, a especificidade foi de apenas 50%.
Exemplo de laudo de Ressonância Magnética descrevendo o padrão do tumor que sugere tumor glômico associado a remodelamento ósseo da falange distal
Em um estudo publicado por Chen SH et al. (2002), a ultrassonografia foi utilizada para localização do tumor glômico em 34 pacientes. O exame evidenciava nodulações hipoecóicas com hipervascularização entre a cortical dorsal da falange e o leito ungueal em todos os casos.
Os autores defendem que, além do menor custo para realização, a ultrassonografia consegue descrever com precisão o tamanho, localização, formato do tumor, além de dizer se o mesmo é palpável.
O tratamento consiste em
remoção da unha,
identificação do tumor glômico, excisão cirúrgica do mesmo e reposicionamento da unha. Nos casos em que a lesão é fora do leito ungueal, não necessariamente há necessidade da remoção da unha.
É realizada uma incisão longitudinal sobre o leito ungueal, diretamente sobre o tumor e o mesmo é dissecado dos tecidos adjacentes. É comum, nesse momento, o tumor se projetar para fora da incisão. Após ressecção do tumor, o leito ungueal é fechado com sutura primária e a unha é reposicionada.
Em alguns casos, há necessidade de confecção de um "flap" do eponíquio para exposição completa da tumoração. A topografia da lesão é que definirá o tipo de incisão a ser realizada, por isso o exame físico minucioso é fundamental para o correto planejamento cirúrgico.
O paciente deve estar ciente das possíveis complicações cirúrgicas: deformidade da unha, síndrome da dor complexa regional (algodistrofia ou distrofia de Sudeck), infecção local e a principal delas, a
recorrência tumoral. Alguns autores descrevem as taxas de recorrência variando de
4 a 15%
mas já foram descritos estudos com cerca de
20% de recorrência (Netscher et al., 2012).
A incidência de múltiplas lesões sincrônicas é reportada em 25% dos casos, sendo necessária avaliação minuciosa no período pré-operatório e durante o procedimento cirúrgico.
Devido à alta taxa de recorrência e das altas taxas de possíveis lesões sincrônicas, se os sintomas persistirem por mais de 3 meses após a ressecção cirúrgica, é recomendado repetir os exames de imagem e considerar fortemente a re-exploração cirúrgica.
Todo paciente deve ser avaliado individualmente e a forma de tratamento será ajustada de forma personalizada. Consulte seu especialista de cirurgia de mão para o diagnóstico preciso e conduta acertada.
“Não é exagero dizer que o Doutor Leonardo me salvou.
Sou músico, trabalho em estúdio, e coordenação motora fina é o que uso em quase todo meu trabalho.
Um motorista bêbado me atropelou e eu quebrei um dedo de forma que, se continuasse da maneira que estava, eu não poderia mais tocar meus instrumentos.
O Doutor me atendeu muito bem. Foi extremamente simpático, me explicou tudo com calma, tirando dúvidas e me tranquilizando. Eu estava morrendo de medo de operar, mas ele fez o procedimento (que precisou acontecer de um dia para o outro) ser o mais bacana possível.
Minha recuperação acabou sendo ótima, sempre com um acompanhamento muito atencioso, e hoje estou de volta no estúdio 100% .
Nunca vou esquecer o cuidado, profissionalismo e simpatia do Doutor Leonardo.”
P. R. via Google
"Já passei com vários médicos na minha vida e o dr. Leonardo é um ser único. Ele cuidou com muito carinho, atenção e profissionalismo do meu filho, que precisou de uma cirurgia no dedinho da mão direita.
Excelente profissional, super atencioso e simpático. Sabe conversar de maneira séria, descontraída e com clareza sobre os procedimentos a serem tomados, passando muita segurança”
J.F via Google
“Com certeza um dos médicos mais atenciosos que já conheci.
Além de ser extremamente técnico, consegue explicar a questão com propriedade que facilita o entendimento e transmite muita segurança.
Recomendo!”
R.S via Google
"Impossível ser melhor atendido!
Desde a primeira consulta até o final do tratamento, tive o melhor e mais humano atendimento dado por um médico que passei nos últimos anos.
O Dr. Leonardo me passou uma confiança imensa desde que anunciou que precisaria passar por cirurgia para ter uma recuperação correta da minha lesão.
Só tenho a agradecer ao Dr. e a sua equipe.
Hoje, graças a Deus, e ao Dr. Leonardo estou 100% recuperado, treinando jiu-jitsu novamente e com todo o movimento que eu tinha no dedo o qual lesionei.
Excelente profissional e pessoa."
A.A via Google
“É incalculável o profissionalismo e a dedicação do Dr. Leonardo com seus pacientes. Além de toda atenção e carinho no atendimento, aliviando um momento de dor, e, em caso de cirurgia (como foi o caso do meu filho), diminuindo o medo. Todos os procedimentos foram perfeitamente realizados, e o resultado final foi incrível e sem sequelas. Já conheci diversos médicos. Uns bons, outros nem tanto. Mas o Dr. Leonardo com certeza está no topo da minha lista, e dizer que ele é ótimo ainda é pouco para a sorte e gratidão que tenho por meu filho ter sido atendido por ele. Muito obrigada!”
D.P via Google
Total ou parcial, mediante análise do seu convênio ou plano de saúde
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Dona Adma Jafet, 74 - Conjunto 41.
Bela Vista, São Paulo / SP
Telefone: (11) 91223.3556
WhatsApp (11) 91223-3556
2022 © Todos os direitos reservados
Responsável Técnico: Dr Leonardo Kurebayashi (CRM 175268 / SP)
Desenvolvido por Future Marketing